sábado, 22 de junho de 2013

Deputado Amarildo Cruz destaca importância da CPI da Saúde em MS

O deputado estadual Amarildo Cruz (PT) foi escolhido para presidir a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Assembleia Legislativa, que vai investigar os recursos repassados pelo SUS (Sistema Único de Saúde), para unidades hospitalares de Campo Grande, Corumbá, Paranaíba, Dourados, Três Lagoas, Jardim, Coxim, Aquidauana, Nova Andradina, Ponta Porã e Naviraí.

Conforme o deputado estadual Amarildo Cruz, a Assembleia Legislativa tem a obrigação de investigar a qualidade da saúde no Estado. “A população merece essa atenção. Precisamos garantir uma saúde digna e de boa qualidade para todos os sul-mato-grossenses. Queremos apurar as possíveis irregularidades e punir os culpados, caso seja constatação de irregularidades”, explicou. 

A CPI vai investigar os repasses referentes aos últimos cinco anos. Os requerimentos solicitando informações à Secretaria Estadual de Saúde e às secretarias municipais de saúde dos 11 municípios já foram enviados. Alguns documentos já foram entregues aos deputados. 
Duas oitivas já foram promovidas na Assembleia Legislativa e outras estão sendo programadas.

Também já foram ouvidos o presidente da Santa Casa de Campo Grande, Wilson Teslenco, e a Secretária Estadual de Saúde, Beatriz Dobaschi. A CPI da Saúde em Mato Grosso do Sul terá duração de 120 dias, podendo ser prorrogada por mais dois meses.

Denúncias

Para ajudar no trabalho de investigação, os deputados decidiram criar o e-mail cpisaude@al.ms.leg.br para que as pessoas possam denunciar irregularidades nas unidades hospitalares. "Esse e-mail será exclusivamente para receber denúncias de pessoas que possam nos ajudar. Queremos investigar, mas o papel principal da CPI é ajudar a melhorar a saúde em Mato Grosso do Sul. Por isso esse e-mail será fundamental no nosso trabalho", informa o deputado Amarildo Cruz.

Os deputados também decidiram criar mais uma ferramenta para que as pessoas possam acompanhar os trabalhos que estão sendo feitos pela CPI da Saúde. A fan page CPI da Saúde em MS foi criada na semana passada e servirá para que a população possa acompanhar o trabalho da Comissão Parlamentar de Inquérito. A CPI é composta pelos deputados Amarildo Cruz (PT) - presidente, Lauro Davi (PSB) - vice-presidente, Junior Mochi (PMDB) - relator, Mauricio Picarelli (PMDB) - vice-relator e Onevan de Matos (PSDB) - membro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário