sábado, 8 de junho de 2013

CPI da Saúde na Assembleia quer receber denúncias da população

A CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) da Saúde em Mato Grosso do Sul criou um correio eletrônico para receber denúncias sobre irregularidades na aplicação dos recursos repassados pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Segundo o deputado Amarildo Cruz (PT), presidente da CPI, o e-mail cpisaude@al.ms.leg.br é “uma ferramenta que vai ajudar nas investigações. Com certeza receberemos muita ajuda por parte da população. As pessoas sabem da importância do nosso trabalho e com certeza irão nos ajudar”.

Na primeira reunião, realizada esta semana na Assembleia Legislativa, ficou decidido que a comissão vai investigar possíveis irregularidades praticadas nos últimos cinco anos em unidades de Campo Grande, Corumbá, Paranaíba, Dourados, Três Lagoas, Jardim, Coxim, Aquidauana, Nova Andradina, Ponta Porã e Naviraí. Ficou definido ainda que as reuniões ordinárias da CPI da Saúde em Mato Grosso do Sul serão realizadas todas as segundas-feiras, a partir das 15 horas. Na Capital, os deputados vão investigar os recursos destinados à Santa Casa e ao Hospital Regional de Mato Grosso do Sul Rosa Pedrossian. A CPI encaminhou ofício convocando o diretor da Santa Casa, Wilson Teslenco, para depor na próxima reunião ordinária da comissão, no dia 10. Ele será o primeiro a ser ouvido pelos parlamentares.

Os deputados estaduais que integram a comissão também decidiram que vão solicitar informações ä Secretaria de Estado de Saúde, aos prefeitos e gestores municipais de saúde. Estes terão prazo de oito dias para entregar os documentos referentes aos convênios e repasses dos anos de 2012 e 2011. As informações referentes aos outros três anos devem ser entregues em sete dias, totalizando quinze dias para o fornecimento dos dados. Outra medida adotada pela CPI será a contratação de seis peritos, sendo dois médicos, dois da área contábil e financeira e outros dois do setor jurídico. Os peritos não podem ter qualquer ligação com órgãos públicos ou entidades governamentais. A comissão é composta pelos deputados Amarildo Cruz, presidente; Lauro Davi (PSB), vice-presidente; Junior Mochi (PMDB), relator; Mauricio Picarelli (PMDB), vice-relator e Onevan de Matos (PSDB), membro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário