sexta-feira, 27 de setembro de 2013

Deputado Amarildo Cruz manifesta apoio à luta dos indígenas de MS


O deputado estadual, Amarildo Cruz (PT), usou a tribuna durante sessão ordinária da Assembleia Legislativa desta quinta-feira (26) para manifestar apoio à luta dos indígenas de Mato Grosso do Sul que há cerca de uma semana ocupam a Sede do Distrito Sanitário Especial Indígena (DSEI), em Campo Grande, e pedem a exoneração do Coordenador Regional, Nelson Carmelo.

Segundo Fernando Souza Terena, Presidente do Conselho Distrital de Saúde Indígena de MS, o apelo pela retirada do coordenador se deve ao descaso em resolver os problemas básicos de saúde enfrentados pelas diversas tribos indígenas do Estado. “Estamos clamando por socorro, mesmo sabendo que a assistência ao povo indígena é dever do Governo Federal”, argumentou.

Amarildo Cruz, que sempre se empenhou em resolver questões indígenas em MS, se comprometeu em convocar Fernando Terena e Nelson Carmelo para prestar depoimento na Comissão Parlamentar de Inquérito da Saúde, a qual preside.

Ouvindo estas pessoas teremos condições de colocar no relatório final da CPI alternativas para melhorar a saúde indígena em Mato Grosso do Sul que atualmente encontra-se bastante precária”, falou.

Logo após a sessão, o parlamentar participou de uma reunião que aconteceu na Casa de Leis com as lideranças de diversas tribos. Os caciques falaram aos parlamentares dos problemas enfrentados nas aldeias, como a falta de estrutura para atender os índios e a mortalidade infantil que vem crescendo nos últimos anos.

Na ocasião, um dos líderes leu o documento que pede a retirada de Nelson Carmelo da coordenação regional.

Os deputados presentes assinaram o documento e se comprometeram em oficializá-lo, por intermédio da Assembleia Legislativa, solicitando a imediata substituição de Carmelo. O documento será enviado à Brasília para que essa situação seja resolvida o mais rápido possível.

Além de solicitar a retirada de Carmelo, no documento irá constar que o próximo a assumir a Coordenação deverá adotar uma postura diferente, em prol dos índios de Mato Grosso do Sul”, ressaltou o deputado estadual Amarildo Cruz.


 Também participaram da reunião os deputados Pedro Kemp e Laerte Tetila (PT), Lauro Davi (PSB) e Mara Caseiro (PT do B).

Nenhum comentário:

Postar um comentário