Mato Grosso do Sul terá investimento
de R$ 11 bilhões para a ampliação de 1.6 mil quilômetros de ferrovia nos
próximos anos. O anúncio foi feito hoje (16/8) pelo presidente da Empresa de
Planejamento e Logística (EPL), Bernardo Figueiredo, durante a audiência
pública "Ferrovia EF-267: Integração e Desenvolvimento para Mato Grosso do
Sul", realizada pela Assembleia Legislativa em parceria com o Senado
Federal. Os recursos são oriundos do Programa de Aceleração do Crescimento
(PAC2), do Governo Federal.
A Ferrovia EF-267 é umas
das priorizadas pelo Governo Federal e ligará a região do Bolsão e da Grande
Dourados, no Mato Grosso do Sul, aos municípios de São Paulo. Os trilhos
passarão por Brasilândia, Santa Rita do Pardo, Bataguassu, Nova Andradina,
Angélica, Deodápolis, Dourados e Maracaju, com ramais integrados à malha
ferroviária do Paraná, permitindo o escoamento da produção pelo município de
Mundo Novo para Guaíra, Cascavel, Guarapuava, Irati, Iguaçu e Paranaguá, onde
está localizado um dos mais importantes portos do Brasil.
Segundo Bernardo
Figueiredo, o edital para a licitação da obra será lançado ainda este ano. “Já
finalizamos praticamente todos os estudos. O edital será publicado no máximo
até outubro e a contratação da empresa até dezembro. A EPL está desde o ano
passado discutindo com o Ibama os licenciamentos para que tudo seja feito
dentro da lei. Queremos iniciar essa obra até 2014 e concluí-la no máximo em
cinco anos”, esclareceu.
Durante a audiência
Bernardo Figueiredo disse que várias reuniões já foram realizadas com diversos
segmentos da sociedade para debater a implantação da ferrovia. “Faltava pensar
uma malha viária para o Brasil e essa decisão foi tomada pela presidenta Dilma
Roussef. Esse novo modelo de malha viária colocará aqui em Mato Grosso do Sul um
trem para mandar produtos do Estado para todo o País, isso tudo com eficiência.
Esse trem, inclusive, poderá transportar passageiros e essa será uma nova
possibilidade de serviço que pode ser explorado com a instalação da ferrovia”,
comentou.
O presidente da Empresa de
Planejamento e Logística disse, ainda, que atualmente a maior parte do
transporte no Brasil é feita pelas rodovias, mas que esse meio de transporte
não é mais viável. “Não é sustentável transportar carga em longa distancia por
caminhão. Hoje 95% dos produtos são transportados em caminhões, em uma frota
com idade média de 18 anos, e em estradas congestionadas. Precisamos fazer o
transporte das mercadorias por trem, que será mais barato e viável”, ressaltou.
Conforme o presidente, a
vinda da ferrovia para Mato Grosso do Sul vai aumentar o espaço do Estado no
cenário nacional econômico. “A ferrovia está sendo programada conforme o
desenvolvimento regional. Temos que criar uma espinha dorsal para enviar os
produtos de Mato Grosso do Sul para todo o País. Vamos melhorar o sistema
ferroviário com bitola de 1.6, a mais moderna, e que vai possibilitar uma maior
velocidade do trem”, finalizou.
O deputado estadual Laerte
Tetila classificou o investimento como um marco para o desenvolvimento do Mato
Grosso do Sul. “O trajeto da ferrovia vai promover o crescimento da Grande
Dourados, da região do Bolsão e de todo o Mato Grosso do Sul. Esse assunto desperta
o anseio da população, dos produtores, do setor da indústria, dos prefeitos e
diversos segmentos, pois vai integrar nossa economia com outros mercados e
inaugurar um marco no desenvolvimento do Estado”, afirma Tetila.
Para o deputado estadual
Amarildo Cruz, que presidiu a audiência, a reunião em Campo Grande com a
presença do Bernardo Figueiredo. “A vinda do presidente da EPL a Mato Grosso do
Sul mostra que o Governo Federal está executando o projeto original da
ferrovia. A ampliação dessa malha viária vai possibilitar o escoamento de
diversos produtos do Estado para todo o País. Defendo também a realização de
audiências públicas em todos os municípios por onde passar o trajeto da
ferrovia”, disse.
Já o senador Delcídio do
Amaral parabenizou Bernardo Figueiredo pelos seus esclarecimentos durante a
audiência. “Quero agradecer a sua presença em nosso evento. Sei que o senhor se
empenhou ao máximo para manter o trajeto original da ferrovia. Sabemos que tinha
muita gente querendo puxar a brasa para a sua sardinha, mas o senhor sempre
recebeu a bancada federal do Estado que lutou pela permanência da ferrovia em
MS. A ampliação dela vai possibilitar colocar Mato Grosso do Sul ainda mais no
cenário nacional das grandes potencias brasileiras”, finalizou.
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