quinta-feira, 22 de agosto de 2013

Amarildo Cruz participa da III Conferência Estadual de Promoção da Igualdade Racial de MS



O deputado estadual, Amarildo Cruz (PT), participou na noite de ontem (21) da abertura da III Conferência Estadual de Promoção da Igualdade Racial de Mato Grosso do Sul (III Conepir-MS), realizada no Centro de Convenções Rubens Gil de Camilo, no Parque dos Poderes, na Capital. O evento contou com a presença da ministra chefe da Secretaria de Promoção da Igualdade Racial da Presidência da República, Luiza Bairros.

Representando a Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul no evento, o deputado estadual Amarildo Cruz discursou na abertura da III Conepir-MS e destacou a preocupação do Governo Federal com as políticas públicas no Estado. “Nesse momento importante em que a sociedade se mobilizou pedindo melhorias, o Governo Federal mostra a necessidade de inserção dos negros e indígenas no mercado de trabalho de MS. A presença da ministra Luiza Bairros mostra que o Governo Federal está preocupado as minorias do nosso Estado”, destacou.

Em seu discurso, a ministra Luiza Bairros destacou pontos importantes e fundamentais sobre o sistema nacional de promoção da igualdade racial, dentre eles, as realizações da primeira e segunda conferências de promoção da igualdade racial, os eixos discutidos, durantes os eventos, como o Estatuto da Igualdade Racial. “A 3ª Conferência de Promoção da Igualdade Racial é um momento novo”, comentou.


Além disso, Luiza Bairros também falou sobre o ProUne - Programa Universidade Para Todos, que segundo ela, já beneficiou mais de um milhão de estudantes. “Cerca de 50%, destes são negros”. Em seguida fez um relato sobre os dez anos da criação e ações da Seppir/PR. “Não há dúvida que temos, no Brasil, um processo de ampliação da consciência racial. Pela primeira vez o senso de 2010 (do IBGE) registra oficialmente a existência da população negra como mais da metade da população brasileira”, destacou a ministra.

O evento tem por objetivos reafirmar e ampliar o compromisso governamental e da sociedade civil com políticas de enfrentamento ao racismo e de promoção da igualdade como fatores essenciais à democracia plena e ao desenvolvimento com justiça social; avaliar os avanços obtidos e os desafios a serem enfrentados após dez anos de implementação da Política Nacional de Promoção da Igualdade Racial; propor um conjunto de recomendações para o fortalecimento do enfrentamento ao racismo e para a promoção da igualdade racial no âmbito estadual e municipal.

A Conferência também visa discutir mecanismos de institucionalização da promoção da igualdade racial, tendo em vista a implementação do Sistema Nacional de Promoção da Igualdade Racial (Sinapir). A III Conepir, que tem como tema “Democracia e Desenvolvimento: por um Brasil Afirmativo sem Racismo”, acontece nos dias 21, 22 e 23 de agosto de 2013, em Campo Grande.

Nenhum comentário:

Postar um comentário