sexta-feira, 16 de agosto de 2013

Audiência discute nesta sexta-feira ampliação de ferrovia em MS

A Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul, em parceria com o Senado Federal, realiza hoje (15/8), às 8h, a audiência pública "Ferrovia EF-267: Integração e Desenvolvimento para Mato Grosso do Sul". O evento é proposto pelos deputados estaduais Amarildo Cruz, Laerte Tetila e o senador Delcídio do Amaral, todos do PT. O encontro vai contar com a presença de diversas autoridades, entre elas o presidente da EPL (Empresa de Planejamento e Logística), Bernardo Figueiredo.

A Ferrovia EF-267 é umas das priorizadas pelo governo Federal e ligará a região do Bolsão e da Grande Dourados, no Mato Grosso do Sul, aos municípios de São Paulo. Os trilhos passarão por Brasilândia, Santa Rita do Pardo, Bataguassu, Nova Andradina, Angélica, Deodápolis, Dourados e Maracaju, com ramais integrados à malha ferroviária do Paraná, permitindo o escoamento da produção pelo município de Mundo Novo para Guaíra, Cascavel, Guarapuava, Irati, Iguaçu e Paranaguá, onde está localizado um dos mais importantes portos do Brasil.

“Essa ferrovia faz parte de um arrojado projeto de integração nacional agroexportador sobre trilhos da presidente Dilma Rousseff e representa para Mato Grosso do Sul o desenvolvimento e melhoria nas cadeias produtivas, solucionando a falta de logística. Esta estrada de ferro é um passo importante para integrar nosso Estado ao mercado brasileiro e aos países do Mercosul, alcançando também os mercados asiáticos por meio do transporte marítimo”, afirma o deputado Tetila.

Para o deputado Amarildo Cruz, a ampliação da ferrovia mostra mais uma vez que o governo federal está preocupado com Mato Grosso do Sul. “A ampliação da Ferrovia EF-267 será muito importante. Mato Grosso do Sul se tornará um dos principais caminhos para o escoamento de grãos do País”, informa.

O ramal será licitado ainda este ano para a concessão de administração e construção. A previsão é de que os primeiros vagões já estejam transitando nesta estrada de ferro em 2019. As linhas férreas estão previstas no Programa de Investimento e Logística, lançado no dia 15 de agosto do ano passado, que prevê investimentos na ordem de R$ 91 bilhões em 25 anos e a maior parte nos primeiros cinco, a contar de 2014.

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