sexta-feira, 6 de junho de 2014

Deputado Amarildo Cruz homenageia servidores do Ibama pelos 25 anos de criação do órgão

Em comemoração aos 25 anos de criação do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), a Assembleia Legislativa homenageou 151 servidores da entidade em evento proposto pelo deputado estadual Amarildo Cruz (PT), na noite desta quinta-feira (5/06).

Segundo o deputado Amarildo Cruz, a homenagem é uma forma de reconhecer o trabalho dessas pessoas, tendo em vista que o órgão é o principal defensor das questões ambientais no Brasil. “É o reconhecimento do povo sul-mato-grossense a esta instituição extremamente importante, que tanto bem faz pelo nosso Estado e pelo nosso País. É um gesto singelo, simples, mas que demonstra todo o respeito e confiança que temos pela instituição e pelos servidores, pois não se constrói uma entidade sólida sem a participação de pessoas comprometidas”, afirma. O parlamentar ficou à frente da superintendência estadual do Ibama no ano de 2012. 

Para o superintendente do Ibama em Mato Grosso do Sul, Márcio Yule, é motivo de alegria poder comemorar os 25 anos da instituição na Assembleia, recebendo o reconhecimento dos parlamentares e do povo. “É uma honra muito grande e um momento de extrema felicidade para todos nós. O Ibama tem uma carta de serviços prestados ao Estado e receber esse reconhecimento é muito gratificante. O órgão nasceu da junção de várias entidades ligadas ao meio ambiente e vem se desenvolvendo ao longo dos anos, se especializando, para garantir a defesa do meio ambiente do nosso estado e do nosso País”, diz.

A servidora Jucineia Vieira diz que recebeu a homenagem com muita emoção. “É difícil até expressar o que estou sentindo, é uma emoção muito grande. Essa homenagem é o reconhecimento do nosso trabalho e isso é o desejo de todo servidor, de todo trabalhador, ser reconhecido pelo seu trabalho, sua dedicação”, conta.

Criação 

No dia 22 de fevereiro de 1989, pela Lei 7.735, foi criado o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis. Órgão responsável pela preservação da fauna e da flora brasileiras, ele possibilita ao país o controle e a fiscalização de seus recursos naturais em busca do crescimento sustentável.

O IBAMA, ao longo da sua história, vem dando respostas concretas aos desafios apresentados. Desde sua criação, em 1989, os temas ambientais vêm alcançando novos espaços no Brasil e no mundo. 

Em 1992 foi criado o Ministério do Meio Ambiente. 

O IBAMA coloca-se hoje como uma instituição de excelência para o cumprimento de seus objetivos institucionais relativos ao licenciamento ambiental, ao controle da qualidade ambiental, à autorização de uso dos recursos naturais e à fiscalização, monitoramento e controle ambiental.

Nenhum comentário:

Postar um comentário