terça-feira, 8 de dezembro de 2015

Aprovado em 2ª votação projeto que institui Dia Estadual dos Bancários e Financiários de MS

A Assembleia Legislativa aprovou hoje (8) em segunda votação, o projeto de lei de autoria do deputado estadual Amarildo Cruz (PT) que institui o dia 28 de agosto, como o Dia Estadual dos Bancários e Financiários. A proposta segue agora para a sanção do Governador do Estado, Reinaldo Azambuja.

O dia 28 foi escolhido por ter sido uma data marcante no ano de 1.951, quando bancários de São Paulo fizeram uma greve que durou 69 dias sob repressão do DOPS e também de outros sindicatos, na tentativa de obter reajuste de 40%, salário mínimo profissional e adicional por tempo de serviço.

A proposta em reconhecimento à importância da categoria dos bancários também decreta feriado nas instituições financeiras em todos os municípios de Mato Grosso do Sul. "Com certeza essa é uma justa homenagem à esta categoria, visto que a carga horária dos funcionários excede o que é estabelecido em lei, muitas vezes com quadro reduzido de funcionários", defendeu Amarildo Cruz.

O parlamentar destacou ainda que a carga excessiva de trabalho acarreta em graves problemas de saúde. "É claro que uma jornada excessiva de trabalho compromete a saúde dos funcionários. Esses problemas são tanto físico como psicológicos", explicou.

Amarildo Cruz lembrou que quase todas as classes trabalhadoras já têm o seu dia reconhecido em muitos Estados do Brasil. "É importante que as categorias tenham reconhecimento pelos serviços prestados à população do nosso país, da mesma forma os bancários e financiários que exercem um importante papel nas instituições financeiras", finalizou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário