terça-feira, 29 de setembro de 2015

Amarildo Cruz pede tombamento histórico do Hospital São Julião

Durante sessão desta terça-feira (29) da Assembleia Legislativa, o deputado estadual Amarildo Cruz solicitou que o governador do Estado, Reinaldo Azambuja, realize estudos para viabilizar o tombamento, nos termos do decreto-lei nº 25/37, das fachadas, bem como a criação do Museu Histórico da Colônia São Julião, em Campo Grande.

A solicitação é oriunda da Audiência Pública realizada no último dia 14 de setembro, com o tema "Hanseníase - História, avanços e perspectivas", proposta por Amarildo Cruz em parceria com o Morhan - Movimento de Reintegração de Pessoas Atingidas pela Hanseníase.

Um dos pontos abordados durante a audiência foi a preservação histórica e cultural dos hospitais e educandários que serviram como abrigo para as famílias separadas.

"É importante preservar a história, embora sofrida de milhares de pessoas que foram separadas de seus familiares em decorrência da hanseníase e o hospital São Julião é referência em todo o Brasil pelo atendimento prestado às pessoas que sofreram e  sofrem até hoje com a doença", justificou o parlamentar.

Durante a audiência pública, Amilton Fernandes, diretor administrativo do São Julião explicou que o hospital atende não só a população local, mas também de outros estados da Federação por ser referência no atendimento a pessoas com hanseníase.

A reivindicação será encaminhada também ao Secretário de Estado de Cultura, Turismo, Empreendedorismo e Inovação, Athayde Nery e à Superintendente no Estado de Mato Grosso do Sul do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional-IPHAN, Norma Daris Ribeiro e ao Secretário de Estado da Casa Civil, Senhor Sérgio de Paula.

Nenhum comentário:

Postar um comentário