quinta-feira, 31 de outubro de 2013

CPI da Assembleia troca informações com Ministério sobre funcionamento do Gisa

Os deputados Amarildo Cruz (PT), Lauro Davi (Pros) e Junior Mochi, todos integrante da Comissão Parlamentar de Inquérito da Assembleia Legislativa, estiveram reunidos no final da manhã de hoje (31) com técnicos do Ministério da Saúde e do Departamento Nacional de Auditoria do Sistema Único de Saúde (SUS). O encontro aconteceu na sede do órgão em Campo Grande. 

Os parlamentares se reuniram com os técnicos que estão em Campo Grande para avaliar o funcionamento do sistema de Gestão de Informação de Saúde (GISA), contratado pela Prefeitura Municipal em 2008 por quase R$ 10 milhões, sendo 90% desses recursos provenientes do Ministério da Saúde. 

Na ocasião, os parlamentares se comprometerem a entregar uma série de informações em relação ao Gisa apuradas durante as investigações da CPI da Saúde e também receber dados sobre o sistema.  

Os técnicos do órgão explicaram aos parlamentares um pouco dos trabalhos que realizam essa semana em Campo Grande, entre eles as visitas aos locais onde o sistema Gisa foi instalado pela empresa Telemídia. 

Segundo o deputado estadual Amarildo Cruz, presidente da CPI da Assembleia Legislativa, a visita dos técnicos mostra que o Ministério da Saúde está atento às investigações que são realizadas no Estado. “O Ministério da Saúde sabe que estamos investigando possíveis irregularidades na contratação do Gisa. A União pagou 90% do valor desse contrato e precisa verificar se o sistema adquirido funciona plenamente conforme previsto no contrato”, finalizou.  

Em relação ao Gisa, a CPI da Saúde em MS já ouviu os ex-secretários municipais de saúde, Luiz Henrique Mandetta e Leandro Mazina, o atual responsável pela pasta, Ivandro Fonseca e o Diretor-Presidente do Consórcio Telemídia e Technology International, Naim Alfredo Beydoun. 

Amarildo Cruz pede melhorias para moradores do Bairro Cidade Morena


Amarildo Cruz destaca melhoria de vida dos brasileiros no Governo Dilma


Amarildo Cruz cobra esclarecimentos do Governo do Estado sobre Aquário do Pantanal


Amarildo Cruz solicita poço artesiano em assentamento de Nova Alvorada do Sul

O deputado estadual, Amarildo Cruz (PT), encaminhou indicação ao Diretor-presidente da Fundação Nacional de Saúde (Funasa), Pedro Teruel, solicitando a perfuração de poço artesiano no Projeto de Assentamento Santa Luzia, no município de Nova Alvorada do Sul.

De acordo com o deputado estadual Amarildo Cruz, no referido assentamento existe dois poços artesanais, mas os mesmos já estão assoreados e a comunidade está sem água, sendo abastecida apenas por roda d’água. “A água é fonte de vida e o seu consumo corretamente previne uma série de doenças. Por isso a necessidade da instalação de mais poços artesanais para atender os moradores daquela localidade”, finalizou.




Deputado Amarildo Cruz pede melhorias para o Bairro Cidade Morena

O deputado estadual, Amarildo Cruz (PT), encaminhou indicações ao prefeito de Campo Grande, Alcides Bernal, solicitando a instalação de semáforos entre as Ruas Minas Nova e Fraiburgo, e a construção de dois bueiros entre as Ruas Salmorão e Floreal, todas localizadas no Bairro Cidade Morena.

Segundo o deputado estadual Amarildo Cruz, em relação aos semáforos, a instalação se faz necessária porque muitos alunos frequentam a Escola Municipal Professor Aldo de Queiroz e nessa região há um fluxo muito intenso de veículos.

Além do prefeito Alcides Bernal, as indicações foram encaminhadas Secretário Municipal de Infraestrutura, Transporte e Habitação, Semy Alves Ferraz, e a Diretora-presidente da Agência Municipal de Transporte e Trânsito, Katia Maria Moraes Castilho.

Amarildo Cruz solicita cobertura para quadra esportiva de Itaporã

O deputado estadual, Amarildo Cruz (PT), encaminhou indicação ao Governador do Estado, André Puccinelli, solicitando a construção de uma cobertura para a quadra esportiva da Escola Estadual Princesa Isabel, em Itaporã.

Segundo o parlamentar, o estabelecimento de ensino é o único existente no município e por esse motivo possui uma grande quantidade de alunos.


Além do governador André Puccinelli, a indicação foi encaminhada ao Secretário de Estado de Obras Públicas e de Transportes, Edson Giroto e a Secretária de Estado de Administração, Thie Higuchi Viegas dos Santos.

Amarildo Cruz solicita recapeamento da pista do Autódromo da Capital

O deputado estadual, Amarildo Cruz (PT), encaminhou indicações ao prefeito da Capital, Alcides Bernal, solicitando o recapeamento asfáltico da pista do Autódromo Internacional de Campo Grande, a instalação de bebedouros no Ginásio Avelino dos Reis, o Guanandizão, além de reforma dos banheiros do local.

Em relação ao recapeamento asfáltico da pista, o deputado estadual Amarildo Cruz destaca que o local recebe vários eventos automobilísticos, alguns de âmbito nacional, e necessita das obras para garantir mais segurança aos competidores.


Já sobre as melhorias no Ginásio Guanandizão, o local é muito usado por atletas da Capital para a prática esportiva e estes necessitam de condições adequadas para essas atividades físicas. As indicações também foram encaminhadas ao Secretário Municipal de Infraestrutura, Transporte e Habitação, Semy Alves Ferraz.

Amarildo Cruz cobra esclarecimentos do Governo do Estado sobre o Aquário do Pantanal

O deputado estadual, Amarildo Cruz (PT), encaminhou requerimento de informações ao Governador do Estado, André Puccinelli, solicitando informações sobre a construção do Aquário do Pantanal, em Campo Grande.

Entre os questionamentos estão os relacionados ao valor total da obra, quanto foi pago à empresa construtora, número de aditivos ao contrato e se as obrigações pactuadas entre o Governo do Estado e a empresa responsável pela obra estão sendo desempenhadas conforme prevê o contrato.

Segundo o deputado estadual Amarildo Cruz, a Constituição Federal garante a prerrogativa do Poder Legislativo fiscalizar as ações feitas pelo Poder Executivo. “Queremos saber quanto o Estado está gastando com essa obra e esse ela está sendo executada corretamente. Nós, como legisladores, também temos a obrigação de fiscalizar o executivo”, finalizou.  

Além do governador André Puccinelli, a solicitação de informações sobre o Aquário do Pantanal também foi encaminhada ao Secretário de Estado de Obras Públicas e de Transportes, Edson Giroto.


quarta-feira, 30 de outubro de 2013

Amarildo Cruz solicita equipamentos para a cidade de Jardim


Comenda Vespasiano Barbosa Martins

Prestei homenagem ontem à noite a Luiz Carlos Cristaldo Ribeiro e Ricardo Alexandre Corrêa Bueno. Ambos receberam a Comenda Vespasiano Barbosa Martins. Luiz Carlos Cristaldo Ribeiro não pode comparecer ao evento, mas foi representado por sua esposa, Ivanete Salazar de Oliveira Ribeiro.






Comemoração do Dia do Servidor Público

Participei das atividades em comemoração do Dia do Servidor Público realizadas ontem na Assembleia Legislativa. Na ocasião, foram sorteados brindes para os servidores da Casa. Parabéns pela iniciativa!

 




terça-feira, 29 de outubro de 2013

Amarildo Cruz pede equipamentos para Centro Integrado de Apoio ao Trabalhador de Jardim

O deputado estadual, Amarildo Cruz (PT), encaminhou indicação nesta terça-feira (29) solicitando dois computadores, duas mesas e nove cadeiras para o Centro Integrado de Apoio ao Trabalhador do município de Jardim. O documento foi enviado ao Governador do Estado, André Puccinelli, e a Secretária de Estado de Trabalho e Assistência Social, Tania Mara Garib.

Segundo a indicação, com o descredenciamento do pagamento do Seguro Desemprego, que era feito pela agência da Caixa Econômica Federal de Jardim, o serviço passou a ser realizado pelo Centro Integrado de Apoio ao Trabalhador do município.


“Como o Centro Integrado de Apoio ao Trabalhador atende moradores das cidades de Bonito, Bela Vista, Jardim, Guia Lopes da Laguna, Nioaque, Caracol e Porto Murtinho, se faz necessário à implantação de mais equipamentos de trabalho para melhorar o atendimento à população”, destacou o deputado estadual Amarildo Cruz. 

sexta-feira, 25 de outubro de 2013

Amarildo Cruz participa de audiência pública que visa fortalecer o Fisco no País



O deputado estadual, Amarildo Cruz (PT), representou a Assembleia Legislativa hoje (25) durante a audiência pública com o tema: “Comissão Especial da Proposta de Emenda à Constituição (PEC 186/2007)”, proposta pelo deputado federal Akira Otsubo.

A medida tem sido um dos carros-chefes da atuação da Federação Nacional do Fisco Estadual e Distrital (Fenafisco) no Congresso Nacional desde o ano de 2007. No encontro, foi debatida com a sociedade sul-mato-grossense a PEC, que institui a Legislação Orgânica da Administração Tributária e a consagração do Fisco brasileiro como carreira essencial ao funcionamento do estado.

Na prática, a medida confere autonomia funcional, administrativa e orçamentária para as carreiras da administração tributária da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios. Centenas de agentes fiscais estaduais e fiscais de rendas participaram do evento, que aconteceu no Plenário Deputado Júlio Maia, na Assembleia Legislativa, em Campo Grande.

De acordo com o deputado estadual, Amarildo Cruz (PT), a aprovação da PEC 186/2007 é de extrema relevância para o funcionamento do Brasil. “Precisamos ter um Fisco forte, mas harmônico, para produzir os resultados esperados pela sociedade, como uma saúde e educação melhores. Todas as categorias de servidores precisam apoiar essa PEC, pois um Fisco forte vai melhorar a vida de todos”, comentou.

Além de Amarildo Cruz e Akira Otsubo, os deputados federais Fábio Trad (PMDB) e Amauri Santos Teixeira (PT), o secretário de Estado de Fazenda de Mato Grosso do Sul, Jader Julianelli Afonso, Fábio Galizia Ribeiro de Campos, Luiz Péricles, Djalma Moreira de Andrade, entre outras autoridades, participaram do evento.

O colegiado vai realizar outras audiências públicas em São Paulo, no dia 31 de outubro; em Salvador, Bahia, 4 de novembro; em Florianópolis, em 7 de novembro, e por último em Brasília, no dia 12 de novembro.  A PEC foi aprovada pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania em junho deste ano, mas houve polêmica em relação à autonomia orçamentária. Após ser apreciado pela Comissão Especial, o texto segue para o Plenário, onde precisa ser aprovado em dois turnos. 

Amarildo Cruz participa de audiência pública que visa fortalecer o Fisco no País

O deputado estadual, Amarildo Cruz (PT), representou a Assembleia Legislativa hoje (25) durante a audiência pública com o tema: “Comissão Especial da Proposta de Emenda à Constituição (PEC 186/2007)”, proposta pelo deputado federal Akira Otsubo.

A medida tem sido um dos carros-chefes da atuação da Federação Nacional do Fisco Estadual e Distrital (Fenafisco) no Congresso Nacional desde o ano de 2007. No encontro, foi debatida com a sociedade sul-mato-grossense a PEC, que institui a Legislação Orgânica da Administração Tributária e a consagração do Fisco brasileiro como carreira essencial ao funcionamento do estado.

Na prática, a medida confere autonomia funcional, administrativa e orçamentária para as carreiras da administração tributária da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios. Centenas de agentes fiscais estaduais e fiscais de rendas participaram do evento, que aconteceu no Plenário Deputado Júlio Maia, na Assembleia Legislativa, em Campo Grande.

                   


De acordo com o deputado estadual, Amarildo Cruz (PT), a aprovação da PEC 186/2007 é de extrema relevância para o funcionamento do Brasil. “Precisamos ter um Fisco forte, mas harmônico, para produzir os resultados esperados pela sociedade, como uma saúde e educação melhores. Todas as categorias de servidores precisam apoiar essa PEC, pois um Fisco forte vai melhorar a vida de todos”, comentou.

Além de Amarildo Cruz e Akira Otsubo, os deputados federais Fábio Trad (PMDB) e Amauri Santos Teixeira (PT), o secretário de Estado de Fazenda de Mato Grosso do Sul, Jader Julianelli Afonso, Fábio Galizia Ribeiro de Campos, Luiz Péricles, Djalma Moreira de Andrade, entre outras autoridades, participaram do evento.

                         



O colegiado vai realizar outras audiências públicas em São Paulo, no dia 31 de outubro; em Salvador, Bahia, 4 de novembro; em Florianópolis, em 7 de novembro, e por último em Brasília, no dia 12 de novembro.  A PEC foi aprovada pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania em junho deste ano, mas houve polêmica em relação à autonomia orçamentária. Após ser apreciado pela Comissão Especial, o texto segue para o Plenário, onde precisa ser aprovado em dois turnos. 

Visita à SEINTRA

Visitei na manhã de hoje o Secretário Municipal de Infraestrutura, Transporte e Habitação, Semy Alves Ferraz. Na oportunidade, apresentei algumas reinvindicações encaminhadas pela população ao meu gabinete.

Entrevista do deputado Amarildo Cruz ao Guanandi Notícias


Visita à Divisão de Controle e Isenção de Transporte Coletivo

Visita à Divisão de Controle e Isenção de Transporte Coletivo da Prefeitura de Campo Grande, onde me reuni com Benoal Sobral e Lúcio Maciel.

Amarildo Cruz destaca importância dos agentes tributários de MS

Amarildo Cruz destaca importância dos agentes tributários de MS

Confira o vídeo clicando no link abaixo:

http://www.youtube.com/watch?v=uVw5OUYUKlU&feature=youtu.be


Amarildo Cruz concede entrevista ao Guanandi Notícias


Participei do programa Guanandi Notícias, apresentado pelo jornalista Rodrigo Nascimento, ocasião em que falei sobre a CPI da Saúde em MS e a Lei da transparência em hospitais do Estado, sancionada na última semana.

SBT MS destaca projeto de Amarildo Cruz que traz mais transparência a hospitais


Amarildo Cruz fala da renegociação das dívidas da União com Estados


quinta-feira, 24 de outubro de 2013

Amarildo Cruz denuncia assédio moral sofrido por agentes tributários estaduais

O deputado estadual, Amarildo Cruz (PT) usou a tribuna na manhã de hoje (24) para dar publicidade ao assédio moral sofrido pelos Agentes Tributários Estaduais por pedirem melhores condições de trabalho.

O parlamentar que faz parte desta categoria disse que a perseguição aos servidores que lutam por melhorias, sejam eles de qualquer categoria é um retrocesso. "Depois de passar por tudo que o povo brasileiro passou, de derrubar a ditadura, hoje estamos vivendo um retrocesso ao sermos perseguidos por lutar por nosso direitos", afirmou.

De acordo com o deputado estadual, Amarildo Cruz os Agentes Tributários passaram a ser perseguidos depois de terem assinado um documento no qual solicitam melhorias para a categoria. "Depois que assinaram o documento solicitando o pagamento de horas extras, entre outras reivindicações, muitos servidores foram transferidos para lugares bastante distantes de suas residências sem nenhuma justifica plausível".
 


Para Amarildo Cruz o comportamento do Governo Estadual é uma afronta à democracia. "Esse comportamento não prejudica apenas os agentes tributários, mas é uma afronta à democracia, à cidadania. Toda categoria tem o direito de lutar por melhores condições de trabalho, por salários melhores, ressaltou o parlamentar.

Ao final de sua fala, o deputado estadual Amarildo Cruz disse que espera que essa questão seja resolvida o mais breve possível, caso contrário providências serão tomadas para fazer valer os direitos dos servidores.

TV Morena noticia possível prorrogação da CPI da Saúde em MS


Guanandi Notícias destaca prorrogação da CPI da Saúde em MS


quarta-feira, 23 de outubro de 2013

Amarido Cruz ressalta importância da lei que traz mais transparência a hospitais de MS

O deputado estadual, Amarildo Cruz (PT), usou à tribuna hoje (23) para ressaltar a importância da Lei nº 4.419, a qual obriga os hospitais de Mato Grosso do Sul a fixarem, em local visível, a lista com os nomes dos médicos plantonistas e dos responsáveis pelo plantão, foi sancionada hoje pelo Governo do Estado. Também aproveitou a oportunidade para lamentar a decisão do Conselho Regional de Medicina de Mato Grosso do Sul (CRM-MS), que se mostrou contrário a iniciativa. 

O projeto prevê ainda que junto ao nome completo do médico, sejam disponibilizados, foto, número do registro profissional, especialidade médica e os nomes dos responsáveis administrativos e dos médicos responsáveis pela chefia do plantão nos respectivos dias e horários dos plantões. 

Segundo o autor da lei, deputado Amarildo Cruz, essa lei é um instrumento que vai garantir o controle social em relação ao cumprimento da jornada dos médicos. “É unanimidade na população que boa parte dos médicos não cumpre a carga horária para que foi contratado. O CRM-MS devia abraçar com carinho essa lei pela sua grandiosa e não se posicionar de forma contrária”, disse. 

Ainda conforme o deputado estadual Amarildo Cruz, a lei vai beneficiar os médicos que trabalham corretamente e que cumprem seu plantão conforme previsto no contrato. “Os médicos que cumprem corretamente com as suas obrigações terão orgulho de ter o nome divulgado, pois sabem das suas responsabilidades. Essa lei vai afetar diretamente aqueles profissionais que deixam de cumprir o acordado no contrato”, comentou. 

Por fim, Amarildo Cruz destacou que a única reclamação que chegou a Assembleia Legislativa de profissionais que não cumprem a carga horária é relacionada apenas aos médicos. “Essa Casa de Leis é aberta e as únicas reclamações recebidas são relacionadas aos médicos. Se o CRM-MS tiver conhecimento de alguma outra categoria que não cumpra a carga horária, que nos envia que também faremos uma lei para esses profissionais. Não estamos perseguindo ninguém, apenas queremos o melhor para a população”, finalizou.

Amarildo Cruz usa a tribuna para falar da oitiva com Luiz Henrique Mandetta


Amarildo Cruz usa a tribuna para falar da oitiva com Luiz Henrique Mandetta

Confira o vídeo clicando no link abaixo: 

http://www.youtube.com/watch?v=-oR-eXgdVjg&feature=youtu.be

Amarildo Cruz fala da importância da lei que traz mais transparência nos hospitais


Amarildo Cruz fala da importância da lei que traz mais transparência nos hospitais

Confira o vídeo clicando no link abaixo: 

http://www.youtube.com/watch?v=C12vuwpWt5Y&feature=youtu.be


Oitiva CPI da Saúde com Luiz Henrique Mandetta

Oitiva CPI da Saúde com Luiz Henrique Mandetta

Confira o vídeo clicando no link abaixo: 

http://www.youtube.com/watch?v=7AzbxWwmwRI

Amarildo Cruz solicita melhorias para moradores das Moreninhas


CPI da Saúde em MS é prorrogada por até 30 dias

A Comissão Parlamentar de Inquérito da Assembleia Legislativa foi prorrogada na manhã de hoje (23) por mais 30 dias. Com a decisão, votada no plenário da Casa de Leis, o prazo final das investigações pode chegar até o dia 23 de novembro. 

A solicitação da prorrogação foi feita pela necessidade da análise de novos documentos obtidos pelos parlamentares que integram a Comissão Parlamentar de Inquérito da Assembleia Legislativa. 

Para o relator da CPI da Saúde em MS, deputado Junior Mochi, a prorrogação se faz necessária para que toda a documentação recebida pela CPI seja devidamente analisada. 

CPI da Saúde em MS

A CPI da Saúde em MS foi criada no dia 23 de maio deste ano. Os parlamentares querem saber como estão sendo feitos os repasses dos recursos do Sistema Único de Saúde (SUS) para unidades hospitalares de Campo Grande, Corumbá, Paranaíba, Dourados, Três Lagoas, Jardim, Coxim, Aquidauana, Nova Andradina, Ponta Porã e Naviraí. A investigação apura os repasses e convênios feitos nesses municípios nos últimos cinco anos.

A Comissão Parlamentar de Inquérito tem 120 dias para apurar as possíveis irregularidades, podendo ser prorrogada por mais dois meses. Já foram ouvidos a ex-secretária estadual de Saúde, Beatriz Dobashi, o secretário municipal de Saúde de Campo Grande, Ivandro Fonseca, o presidente da Santa Casa da Capital, Wilson Teslenco, os ex-diretores do Hospital Universitário, José Carlos Dorsa, o do Hospital Regional de Campo Grande, Ronaldo Perches Queiroz,o ex-secretário municipal de saúde da capital, Leandro Mazina, o presidente do Conselho Regional de Medicina do Estado de Mato Grosso do Sul, Luís Henrique Mascarenhas Moreira, e os médicos Os médicos Adalberto Siufi e Cláudio Wanderley Saab, ex-diretor do Hospital do Câncer e o atual diretor-geral do Hospital Universitário, respectivamente.

Também foram ouvidos pelos parlamentares os ex-integrantes da Junta Interventora da Santa Casa de Campo Grande, Antonio Lastória, Nilo Sérgio Laureano Leme e Issan Moussa, o diretor-presidente do Hospital do Câncer, Carlos Alberto Moraes Coimbra, o ex-presidente do Conselho Estadual de Saúde, Florêncio Garcia, o diretor-presidente do Instituto Municipal de Tecnologia da Informação da Prefeitura de Campo Grande, Luiz Alberto de Oliveira Azevedo, o ex-responsável pela pasta, João Mitumassa Yamaura, o Diretor-presidente do Consórcio Telemídia e Technology International, Naim Alfredo Beydoun, o Presidente do Conselho Estadual de Saúde, Alexandre Correa Bueno, o prefeito de Naviraí, Leandro Peres de Matos, o Presidente do Conselho de Secretários Municipais de Saúde de Mato Grosso do Sul, Frederico Marcondes Neto, o deputado federal Luiz Henrique Mandetta, além de gestores e conselheiros municipais de saúde nas cidades de Dourados, Coxim, Aquidauana, Jardim, Paranaíba, Três Lagoas, Naviraí, Nova Andradina, Ponta Porã e Corumbá.

Os parlamentares ouviram, ainda, o diretor geral do Hospital Universitário de Dourados, Edson Desiderio Fernandes, e a Presidente do Conselho Regional de Enfermagem de Mato Grosso do Sul, Amarilis Pereira Amaral Scudellari. 
Participação

Para ajudar no trabalho de investigação, os deputados decidiram criar o e-mailcpisaude@al.ms.leg.br para que as pessoas possam denunciar irregularidades nas unidades hospitalares. Também foi criada a fan pag CPI da Saúde em MS (https://www.facebook.com/cpidasaudeemms). As pessoas podem assistir as oitivas de Campo Grande ao vivo no link (http://www.al.ms.gov.br/Default.aspx?alias=www.al.ms.gov.br%2Ftvassembleia).

Além disso, no canal de comunicação os internautas podem conferir matérias sobre os trabalhos da Comissão e reprises das oitivas da CPI da Saúde em MS realizadas em todo o Estado. Denúncias podem ser feitas também pelo 0800-647-2013. As reuniões ordinárias acontecem todas as segundas-feiras, sempre às 14 horas, e as extraordinárias às quintas, no mesmo horário.

Elas também podem ser assistidas ao vivo pela Tv Assembleia, em Campo Grande pelo Canal 9, em Dourados pelo Canal 9, e em Naviraí pelo Canal 44. Todas as oitivas realizadas pela Comissão Parlamentar de Inquérito podem ser assistidas, ainda, no Youtube, no canal cpidasaudeemms. A CPI é composta pelos deputados Amarildo Cruz - presidente, Lauro Davi (PSB) - vice-presidente, Junior Mochi (PMDB) - relator, Eduardo Rocha (PMDB) - vice-relator e Onevan de Matos (PSDB), membro.